Mercado Financeiro no cinema

Sábado a noite, o sofá parece melhor que qualquer restaurante lotado, os dois tapeando algo legal na TV, nada de bom no Telecine, muito menos na HBO, penso novamente que deveria ter comprado uma apple tv… e finalmente resolvo ver o que tem nesse Net Now.

Descubro o documentário “A Ascensão do dinheiro” de Niall Ferguson, sobre a história do mercado financeiro e de graça? É esse mesmo! Começamos a assistir, o começo meio parado, bem básico da história da moeda nos tempos antigos e então o filme vai chegando mais perto dos dias atuais, começa a falar da crise de 2008 e……acaba!

Obrigada Net, muito obrigada, por disponibilizar apenas o primeiro episódio de quatro!

Enfim, o documentário parece ser bem legal (estou tentando descobrir como ver completo) e me fez pensar em todos filmes que tem como tema focal o mercado financeiro! Pós crise 2008 essa safra ficou melhor ainda! Segue a lista dos meus preferidos:

1. Inside Job (Trabalho Interno) – Um documentário sobre a crise, apontando claramente os culpados. Questionando e colocando os entrevistados (figuras poderosas de Wall Street) em situações embaraçosas. Ganhador do Oscar de Melhor Documentário, é ótimo, dinâmico, claro e muito esclarecedor.

2. Margin Call (O dia antes do fim) – Quando um analista da área de risco descobre que a volatilidade do banco foi extrapolada há algumas semanas, o banco fica prestes a falir e inicia-se então uma série de reuniões de emergências e planos obscuros para salvá-lo. Uma abordagem mais fictícia da crise, porém ágil e intrigante.

3. Too big to Fail (Grande demais para quebrar) –  Apesar de querer parecer um documentário, é um filme mesmo, porém denso e com muita informação. Para você se situar, a expressão vem do fato que muitos diziam que o banco Lehman Brothers era “grande demais para quebrar”, mas numa decisão não prevista por muitos, o governo americano se recusou a ajuda-los e o banco quebrou. O filme mostra bem esse dilema por parte do secretário do tesouro americano e a angústia do presidente do Lehman Brothers. Ah vale dizer que o Ben Bernanke (presidente do FED) é interpretado pelo meu amado Paul Giamatti.

4. American Psycho (Psicopata Americano) – Ok, é diferente dos filmes citados acima e o mercado financeiro é mais um pano de fundo, mas é muito bom também, mostra de forma escrachada e irônica a ambição dos investidores de Wall Street. Ambição a qual, se materializa em um jovem, ambicioso e materialista, que se torna um serial killer, matando violentamente aqueles que possuem algo melhor que ele. Como a inesquecível cena do cartão de visita melhor que o do assassino e que incita mais ainda seu ódio e desejo de matar. Christian Bale, sim o mesmo do Batman, como protagonista!

5. Wall Street – O mais clássico de todos, traz Michael Douglas como o bilionário “Gordon Gekko”, que apesar de inescrepuloso, desperta o interesse do jovem e ambicioso Bud Fox, interpretado por Charlie Sheen. O filme é de 1987 e apesar de ser bem fictício, continua com a temática atualizada e frases famosas que resistem até hoje, “If you want a friend, buy a dog!”

E vocês? Têm mais dicas?

2 thoughts on “Mercado Financeiro no cinema

  1. Tem o filme A fraude (Rogue Trader) com o Obi Wan Kenobi (Ewan Mcgregor) que fala sobre a quebra do Barings. O filme é mais antigo, de 1999 e é bem legal. Se quiser te empresto o dvd.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s