A insustentável leveza do ser

O livro do autor Milan Kundera foi lançado em 1984, eu comprei meio por acaso, sem saber da história e acabou ficando encostado. Até que um dia o Fred, meu amigo que sempre dá dicas boas de livro, disse que adorou e eu resolvi pegar sério para ler.

É muito bom, bem diferente do que eu estava acostumada a ler. A história gira em torno de Tomas, Teresa e Sabina. O desenrolar se da em Praga, final dos anos 60, quando a Rússia invadiu a Tchecoslováquia.

O próprio autor está presente em algumas partes (adorei quando ele diz como um personagem nasce de uma frase) e o livro é cheio de debates filosóficos, como: a leveza e o peso, a compaixão, a vida como uma única oportunidade (o que torna impossível saber se uma escolha foi a certa).

Ele mostra de certa forma, tão real que até choca, o quanto nosso passado influi nas nossas decisões atuais, sejam elas amorosas, sociais e até políticas.

Não dÁ para fazer uma sinopse muito resumida, pois o livro passa por muitos assuntos, e sempre muito fundo nas discussões, parece que nenhum tema fica superficial. Ouso até dizer que o Milan Kundera nos mostra situações de um ponto de vista inesperado, aquele olhar da situação que às vezes temos até medo de pensar “ah é por isso..”

Bom, leitura recomendada! Sei que tem um filme do livro, não assisti e já li algumas críticas ruins, então acho que nem vou ver para não apagar a imagem que eu formei.

“Até aqui, é claro que não tinha consciência disso, e é bem compreensível: o fim que se persegue está sempre oculto. Uma rapariga que quer um marido, quer uma coisa que desconhece completamente. O rapaz que anda em busca da glória não faz a mínima ideia do que a glória é. O que dá sentido à nossa conduta é sempre uma coisa completamente desconhecida.”

Ah, li essa crítica do livro e assino embaixo: http://wickedtwins.wordpress.com/2010/01/11/critica-literaria-a-insustentavel-leveza-do-ser/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s