Feliz Aniversário Cannes!

Mais um post direto da França!!

Bonjour!

O famoso festival de cinema de Cannes está sendo realizado nessa semana pelo 65º ano. Durante os dias 16 a 27 de maio filmes, artistas, diretores e curiosos desfilam pela cidade litorânea francesa.

Há duas possibilidades para aproveitar Cannes: À distância onde informações de novos e premiados filmes vão estrear e quem sabe chegar ao circuito comercial, como um bom adorador da sétima arte sempre procura ler sobre os filmes e vencedores do prêmio.

Cannes costuma premiar filmes independentes e com um lado mais humano e menos fantasioso, além de ser um festival mundial (apenas dois filmes Franceses foram vencedores nos últimos 30 anos, e um brasileiro na história “O Pagador de Promessas” (1962) de Anselmo Duarte).

Os prêmios são divididos entre a competição oficial que concorre a Palma de Ouro e outras categorias como: “um certo olhar”, fora da competição, sessões especiais e curtas. É uma divisão meio complicada mas que vale a pena checar os seus vencedores no final. Os rumores é que esse ano está acima da média em nível dos filmes, bom para nós! Estão dando destaque para os filmes:

– Moonrise Kingdom do diretor Wes Anderson (Royal Tenembaums, Viagem a Darjeeling e The Life Aquatic of Steve Zissou).

– On the Road de Walter Salles (Central do Brasil e Diários de Motocicleta)

– De Rouille et D’os do Jacques Audiard (Le prophète)

Essas são algumas dicas do que pode sair de bom após o festival, fiquem ligados. O site do festival possui informação completa sobre os filmes e participantes: www.festival-cannes.fr (traduzido em todas as línguas)

Uma segunda possibilidade é viajar até Cannes na época do festival, essa para os amantes de viagens e cinema e para os que tiverem mais tempo e dinheiro. Cannes é uma pequena cidade no Sul da França, próxima a Nice (aeroporto mais próximo). Durante o festival há cinema ao ar livre, workshops e eventos, e quem sabe uma espiadela no seu ídolo preferido.

Pelo festival a cidade encarece, o glamour do tapete vermelho toma conta do lugar, mas um cinema ao ar livre na praia foge do script. Recomendo uma viagem por todo o sul da França, ficando em Nice alguns dias dá para conhecer Monaco, St Tropez, Grasse e a própria Cannes de trem ou alugando um carro. Nessa época o tempo é muito agradável e as cidades ainda não estão tão lotadas devido ao verão!

A bientôt!

Filipe

One thought on “Feliz Aniversário Cannes!

  1. Pingback: Talking Tata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s