Aos meus amigos

O livro escrito pela Maria Adelaide Amaral foi publicado em 1992, mas só li esse ano. É um livro rápido de ler, mas apesar de fluir fácil, não é um livro leve. Já aviso que grande parte da história se passa em um velório.

Talvez pelo fato do meu grupo de amigos ser bem unido há uns 10 anos (estudamos juntos e nos vemos praticamente todo final de semana) o livro mexeu muito comigo. Me identifiquei e identifiquei muitos amigos e situações em várias passagens, risadas, brigas, namoros, festas que marcaram..

O romance é sobre um grupo de amigos da época do colégio, que mantiveram a amizade por vários anos (principalmente durante a ditadura no Brasil). Mas, com o tempo acabaram se distanciando e se reencontram no enterro de um deles, o Léo, que com o desenrolar da história percebemos que era o centro daquele grupo.

Tem passagens bem dramáticas e nostálgicas da vida dos personagens, mas também reflexões e frases que marcam, sabe quando dá vontade de sublinhar o livro? Ou copiar alguns trechos e mandar para alguém?  Pois o “Aos meus amigos” é assim. Adorei!

A minissérie da Globo “Queridos Amigos”, também da Maria Adelaide, foi baseada no livro!

2 thoughts on “Aos meus amigos

  1. Eu li em duas noites:tinha sono,mas tinha que acabar! Muito instigante! Mexe bem com nos, principalmente com quem tem um grupo de amigos,ou teve! È uma leitura pesada,tensa..mas tão realista! E nos faz,ou me fez,repensar muito a dinamica de um grupo de amigos! Excelente leitura!

Deixe uma Resposta

