Mexa-se: Yôga

O Mexa-se de hoje é com duas amigas queridas, Gabriela Takamatsu (Gabi) e Carolina Molena (Calu). Vou deixar para elas darem mais detalhes porque a entrevista está bem completa. Lembrando que o objetivo é uma conversa informal, com amigos, que adoram o que fazem e fazem por prazer. 

Apesar de alguns pontos parecidos, elas responderam separadamente!

TT: Quando você começou a praticar?

Calu: Comecei a praticar no inicio de 2011.

Gabi: Comecei há 6 meses.

TT: Onde e quando você pratica?

Calu: Existem muitas vertentes de yôga. Eu Pratico o Swásthya Yôga na unidade do método DeRose do Brooklin, lá posso praticar todos os horários e todos os dias, vou sempre que posso e tento manter certa regularidade, pelo menos três vezes por semana.

Gabi: Eu pratico no Método DeRose, na unidade de Higienópolis (Rua Goiás, 113).Faço aulas às segundas e quartas, no período da noite.

TT: Quais os maiores beneficios da prática? Mudou algo no seu corpo ou na sua mente?

Calu:  A prática do Yôga traz muitos beneficios. Em pouco tempo eu percebi uma grande melhora na força muscular e flexibilidade, mas também adquiri muito auto-conhecimento, consiência corporal e controle emocional.

Gabi: Não sei se existe alguma atividade que traga tantos benefícios juntos. No aspecto físico, você pode sentir mais força, mais flexibilidade, mais equilíbrio, o corpo mais definido, etc. Além disso, existem exercícios que também estimulam o bom funcionamento dos órgãos internos e a limpeza do organismo.

No aspecto mental, você pode notar uma melhora na concentração, você aprende a relaxar e treina o auto-controle, principalmente através das técnicas de mentalização e respiração. Com o corpo e a mente em equilíbrio você pode então caminhar também pra uma evolução espiritual.

Mas uma das melhoras mais notáveis pra mim foi na minha dor na região lombar. Depois de poucos meses de prática eu já pude sentir uma diferença enorme! 

TT: Você mudou a alimentação após começar a praticar ? Se sim, o que mudou?

Calu: Pra falar a verdade minha alimentação não mudou muito. Mas antes de começar a praticar eu já me preocupava em comer bem, mais saudavel e evitar alimentos industrializados.

Gabi: Não mudei por causa do yôga, mas foi coincidentemente na mesma época que comecei a praticar que também passei a apreciar mais a culinária vegetariana. Não parei de comer nenhum tipo de carne, mas a quantidade foi um pouco reduzida.

TT: Além das aulas no estudio, você pratica em casa? Com que freqüência?

Calu: O bacana do Yôga é que pode ser praticado em qualquer hora e lugar. Você pode acordar e já praticar o kriyá (que são tecnicas que promovem a limpeza de mucosas) ou tirar alguns minutinhos do dia e fazer pránáyáma (exercicios respiratórios) ou até mesmo assistindo tv você pode executar um ásana (posição).

Gabi: Comecei a praticar de fato em casa há mais ou menos um mês (comentário Tata: eu dei um colchonete de praticar yoga pra ela no seu aniversário há um mês, acho que funcionou rsrs). Mas mesmo antes disso já procurava fazer alguns exercícios respiratórios (pránáyámas) e uma ou outra posição (ásana). 

TT: Quando bate a preguiça, o que motiva você a não desistir?

Calu: Uma preguicinha a gente sempre tem né?! Mas sempre que acaba uma aula saio sorrindo e sinto uma sensação muito prazerosa de bem-estar, saúde e força que eu carrego durante o dia. É isso que mais me motiva.

Gabi: Confesso que é difícil eu ter preguiça de praticar (minto…quando eu fazia as aulas no período da manhã, às vezes ela batia forte, rs) Mas se bate algum desânimo eu procuro pensar nos benefícios que uma aula a mais vai me trazer. Se eu estou cansada, estressada, com dores, pensativa, triste, enfim…penso que ir pra aula só vai ajudar.

TT: Vocês visitam blogs/ sites sobre yoga? Se sim, quais?

Calu: http://www.uni-yoga.org/  Nesse site tem muita informação pra quem nunca praticou e pra quem já patica também.

http://metododerosebrooklin.com.br/ Esse é o blog da escola onde eu pratico. 

Gabi: Um que eu costumo visitar é o blog do DeRose (http://www.metododerose.org/blogdoderose/). Procuro também ler reportagens sobre o tema.

TT: Dica, segredo ou incentivo para quem está pensando em começar?

Calu: Ao contrário do que muita gente imagina, Yôga não é só relaxamento. Nós fazemos relaxamento, mas é só uma parte da aula. Yôga também exige muita força muscular!

Eu acredito que o Yôga é uma pratica completa que faz bem para o individuo como um todo. Portanto se você nunca praticou experimente fazer uma aula de Swásthya Yôga. Garanto que muitos conceitos ou pré conceitos sobre o Yôga vão mudar! 

Gabi: Minha dica é apenas uma: vá fazer uma aula experimental. Eu sempre achei que yôga não era a minha cara, tinha a ideia que era uma coisa muito “zen”, paradona. Mas me surpreendi em todos os aspectos. É uma atividade tão completa que não tem como você não se identificar com alguma parte dela. 

Adorei meninas, super completo, muito obrigada!

As duas nunca foram muito fã de esportes e academia, mas depois que começaram no yôga, estão bem firmes, não faltam e vivem comentando o quanto gostam!

Na foto (a única que eu achei com as duas) Gabi, eu e Caluzinha… há um tempo já..

Tata

3 thoughts on “Mexa-se: Yôga

  1. Ai que delicia…comecei a pratica da Yoga logo que me mudei para Atibaia,com a maravilhosa Ligia…sempre foi tudo de bom:as psoturas,os ensinamentos a meditação..o poder que aprendemos a ter com nossa mente e nosso corpo..fazia todas as aulas,nao perdia,e participava dos encontros..ela so nao conseguiu me fazer vegetariana…quando retornei para Sampa uma das primeiras necessidades minhas foi ‘achar’ uma yoga..e achei a querida Soraya…tambem super do bem..excelente em respiração,meditação e consciencia corporal e espiritual..hoje por motivos maiores estou sem praticar,mas em breve espero retorNAR,E SIM,FALO PARA MUITA GENTE”PRATIQUE yOGA:voce mexe com seu corpo fisico,mental e encontra seu poder”…

Deixe uma Resposta

