Mexa-se: Corrida

Toda semana vou tentar colocar uma entrevista com dicas e informações sobre algum esporte. 

Será sempre com amigos, que não são atletas profissionais ou estudiosos do tema, mas sim pessoas normais que começaram a praticar o esporte, se apaixonaram e levam a sério!

 Para inaugurar a coluna escolhi a corrida, um esporte que não exige super equipamentos, pode ser praticado em qualquer hora e em qualquer lugar, basta força de vontade, dedicação e um bom par de tênis.

Na verdade tenho bastantes amigos que praticam a corrida! Mas tem dois irmãos, que além de queridíssimos são realmente apaixonados pelo esporte! Bruno e Lucas Laurentys… Fiz algumas perguntas para o Bruno, que começou o esporte depois do irmão, mas é tão maluco por isso quanto ele! A parte de dicas e incentivos no final está ótima!

TT: Quando você começou a correr?

Bruno: Eu comecei a treinar em Maio de 2010 com o objetivo de emagrecer tudo que engordei na faculdade. Emagreci 10 Kg até hoje!

TT: Onde e quando você treina?

Bruno: Os treinos em equipe fixos fazemos com a equipe Núcleo Aventura no Parque do Ibirapuera de 2ª e 4ª as 19:30. De sábado gostamos de fugir um pouco da cidade e treinar em lugares diferentes fazendo trilhas e distâncias mais longas, mas quando nem a equipe nem nós organizamos esses treinos, vamos nos treinos que acontecem normalmente na USP. Alguns lugares que treinamos de sábado são: o Parque da Cantareira, Aldeia da Serra, Pedra Grande (Atibaia), Pico do Jaraguá, etc. 

TT: Além dos treinos da consultoria, você faz outros treinos? Com que freqüência?

Bruno: Faço outros treinos sim, tenho uma planilha a seguir e o único dia da semana que não treino é Domingo. De terça, quinta e sexta, normalmente faço fortalecimento muscular ou bike. 

TT: Você mudou a alimentação após começar a praticar o esporte? Se sim, o que mudou?

Bruno: Mudei minha alimentação logo que comecei a correr em 2010, passei a comer alimentos mais saudáveis como salada e frutas e diminui a freqüência com que ingeria fritura e coisas gordurosas. Mas depois que comecei a fazer parte do NA (2012) e treinar com mais seriedade meu apetite aumentou bastante e acabei diminuindo os HHs e as biritas de dia de semana.
 
TT: Quando bate a preguiça para o treino, o que motiva você a não desistir?

Bruno: O objetivo e a galera! Sempre temos novos desafios e novos objetivos. Quando atingimos algum objetivo novo, nossa meta muda e buscamos sempre novos desafios. A galera sempre animada e bonita motiva a ir treinar e uma vez que você acostuma, não bate preguiça para treinar, bate preguiça de não treinar!
 
TT: Quanto tempo treinando para estar apto a participar de uma corrida de 10Km?

Bruno: Para uma pessoa que nunca treinou, se for treinar sozinho, sem nenhuma orientação profissional, eu diria que 2 meses de treino (3 vezes por semana) são suficientes para completar 10 km.
 
TT: Vocês visitam blogs/ sites sobre corrida? Se sim, quais?

Bruno: As vezes leio o blog do Rodolfo Lucena. LINK
 
TT: Dica, segredo ou incentivo para quem está pensando em começar?

Bruno: Vou dar algumas dicas:

 – Ânimo e força de vontade: Quando você começa, é muito difícil manter uma rotina de treinos se não tiver dedicação e força de vontade.

– Objetivo: Quando eu comecei a correr em 2010 me inscrevi em uma prova de 5km para dali 1,5 mês para me obrigar a treinar e creio que ter um objetivo é fundamental.

– Vestuário: Use roupas confortáveis, se puder invista em roupas próprias para a corrida. Existem roupas de todos os tipos e preços e cada um tem sua preferência.

– Companheiro: Se for correr com alguém, corra com alguém que irá te incentivar e não te fazer desistir da corrida para ir comer ou beber (vá para o boteco outro dia ;D )  

Adorei Bruno!! Muito obrigada pela colaboração e força nos gambitos para as próximas corridas!!

Na foto a equipe deles após um treino até o topo da Pedra Grande (Atibaia/SP), o Bruno é o da ponta de boné preto!

Acho incrível como a corrida vem ganhando cada vez mais espaço, mais adeptos, e sempre apaixonados pelo esporte! Além de melhorar a saúde, o físico e o condicionamento, a galera que corre em grupos realmente faz grandes amigos! Esporte nota 10!

Links interessantes para quem está pensando em começar:

Núcleo Aventura Assessoria Esportiva

Run&Fun

Técnicas para melhorar o fôlego (preciso urgente melhorar o meu)

Corre Paula (achei esse blog um dia por acaso na net, achei legal e gostoso de ler, aí coincidentemente fiquei sabendo que a Paula corre junto com o Lucas, irmão do Bruno da entrevista)

Corridas de Montanha

Tata

6 thoughts on “Mexa-se: Corrida

  1. Pingback: Corrida do bem | Talking Tata

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